Notícias

Voltar

Uso de celular ao volante: risco iminente no dia a dia


Uma alteração na legislação de trânsito publicada na semana passada aumentou a punição para quem for flagrado dirigindo falando ou manuseando o celular.

Errata: O site da Ascontran esclarece que durante a última terça-feira (18) veiculou uma matéria com a informação equivocada de que a punição para motoristas que forem flagrados falando ao celular aumentou. Na verdade, ligação ao volante continua sendo infração média. A conduta que recebe classificação gravíssima é a do manuseio do aparelho.


Basta observar a postura de motoristas ao enfrentar congestionamentos ou semáforos fechados para identificar que muitos deles ainda recorrem a um passatempo comum, mas muito perigoso no trânsito: o telefone celular. Seja para atender uma ligação ou para mandar mensagens por aplicativos, os smartphones costumam aparecer nas mãos dos motoristas, aumentando o risco de acidentes.

Uma alteração na legislação de trânsito publicada na semana passada aumentou a punição para quem for flagrado dirigindo falando ou manuseando o celular. A infração, que antes era considerada média, agora é gravíssima. Com isso, a multa para o infrator passa de R$ 85,13 para R$ 293,47. A mudança na classificação passa a valer em novembro.

O especialista em Segurança no Trânsito e colaborador da Ascontran, Emerson Luiz Andrade, ressalta que em muitos casos o uso de celular ao volante é comparado ao condutor que dirige sob efeito de álcool, em alguns casos até pior. “A elevação da gravidade da infração, por si só, não acredito que mudará imediatamente o quadro, todavia, acredito que com o processo de educação e a fiscalização mais presente e eficiente será possível contribuir para a diminuição do uso desses aparelhos ao volante”, afirma Andrade, ressaltando ainda a importância de investir no tripé educação, engenharia e esforço legal para construir um trânsito mais humanizado e seguro.

Uma pesquisa da estudante de Engenharia Civil da Universidade de Brasília, UnB, Bianca Fonseca, publicada pelo jornal Correio Braziliense, apontou que a falta de atenção causada pelo envio de mensagens foi a grande responsável pelo envolvimento em acidentes. A incidência do caso é maior em jovens de 18 a 25 anos.

Central de Notícias ASCONTRAN
Jornalista responsável – Suellen Venturini

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.