Notícias

Voltar

Evento em Gramado reúne gestores de trânsito de todo o país


71º Encontro Nacional dos Detrans - END e 13º Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito - FOCOTRAN

Em cinco eventos paralelos, gestores do Sistema Nacional de Trânsito estarão reunidos em Gramado nos próximos dias 23 a 25 de novembro. O 71° Encontro Nacional dos Detrans, o 13° Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito, o Fórum Permanente da Lei Seca, o Encontro Educação de Trânsito e Campanhas Educativas e o Encontro Nacional das Autoescolas acontecem no Centro de Convenções do hotel Wish Serrano.

O evento vai abordar temas do momento, como a Lei Geral de Proteção de Dados, novas tecnologias na formação dos condutores, prova prática inteligente, cadastro positivo do motofretista e formação do motociclista, CNH no Ensino Médio, padronização de ações nas operações Lei Seca, projetos estaduais em educação para o trânsito, entre outros. Serão três dias de debates, onde os Detrans e Cetrans dos Estados poderão apresentar boas-práticas e palestrantes convidados trarão pautas que desafiam os gestores no trânsito no Brasil.

O diretor-geral do DETRAN RS Enio Bacci participa da solenidade de abertura junto com autoridades da Secretaria Nacional de Trânsito e Associação Nacional dos Detrans.

Os diretores do DetranRS Marcelo Soletti e Fábio Pinheiro dos Santos participam do primeiro painel, apresentando o case DetranRS: uma história em defesa da vida. A palestra relembra os caminhos do Departamento no Rio Grande do Sul, contando como foi estabelecido o modelo de atendimento por credenciados. Com um pequeno quadro de servidores e um Estado inteiro para atender, a capilaridade foi alcançada por meio dessas empresas, modelo que se tornou muito efetivo ao longo do tempo.

No decorrer do evento, o DetranRS também apresenta projetos inovadores implementados recentemente, como a prova teórica realizada nos Centros de Formação de Condutores com o acompanhamento remoto de avaliadores da Autarquia; e o bem-sucedido case do sistema de desmanches no RS, com a atuação da força-tarefa da Segurança Pública para fiscalizar os estabelecimentos irregulares.

Agentes da Balada Segura, que participam do Fórum Permanente da Lei Seca, realizarão ação educativa no saguão do evento, fazendo medição de temperatura e reforçando a importância das medidas de prevenção ao Covid-19.

Escola da vida

Aproveitando a presença de representantes de órgãos de trânsito do país, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS estreia a sua ônibas, veículo que foi batizado como feminino representando o maior cuidado que as mulheres têm no trânsito. A ônibas conduzira os alunos da Escola Municipal Maximiliano Hahn de Gramado para uma "aula de vida". No percurso, educadores trabalharão as múltiplas situações que ocorrem no trânsito, reforçando a importância dos cuidados com a vida quando circulamos na cidade. As crianças ainda participarão de mais uma atividade pedagógica: o “Cineminha na cidade do Kikito”. Elas assistirão o seriado Mel e Belinha, sempre com um bate papo educativo sobre o episódio.

Fonte: DETRAN/RS

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.