Com duplicação da BR-101, DNIT constrói ciclovia em Laguna/SC
Com a duplicação da BR-101 Sul, na travessia urbana de Laguna, o DNIT construiu ciclovia ligando os bairros de Barranceira até o retorno em nível de Cabeçuda, sob a ponte Anita Garibaldi.
O espaço para ciclistas está liberado entre o km 311,8, no viaduto de acesso ao centro da cidade, ao km 313,4 (aprox.), no final da rua Marcelina Andrade, passando pela rua Antônio da Silva Fernandes (paralela ao sentido Florianópolis-Porto Alegre).
Além da ciclovia, o DNIT também finalizou a construção de passeio público (calçadas) no mesmo trajeto, abrindo espaço para a circulação de pedestres fora do fluxo de veículos da via lateral.
A recomendação feita pelo DNIT é para que os motociclistas e motoristas não trafeguem pelas faixas destinadas aos ciclistas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sobre calçadas, passarelas, ciclovias, gramados ou jardins públicos configura infração gravíssima.
Os ciclistas, por sua vez, devem atentar para a movimentação de veículos, principalmente nos acessos e saídas da BR-101 Sul. Outra recomendação é feita para a movimentação de pedestres, já que a ciclovia foi edificada em aglomerado urbano. É prioridade também, a visualização de entradas e saídas de estabelecimentos comerciais, oficinas mecânicas, residências e postos de combustíveis, dispostos nas margens da rodovia.
Programa de Melhoria das Travessias Urbanas – Dentre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente às obras de duplicação da BR-101 Sul, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Este programa tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia. As vias lindeiras estão inclusas neste item do PBA, juntamente as passarelas e passagens inferiores de pedestres, todos dispositivos que possibilitam o trânsito de veículos e pedestres, visando a interação definitiva da rodovia duplicada aos aglomerados urbanos lindeiros a ela.