Notícias

Voltar

Veículos apreendidos são transformados em matéria-prima para indústria metalúrgica


Parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC

A parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC resultou na desocupação, na última semana, de dois pátios utilizados para depósito de carros apreendidos em Joinville. O trabalho de prensagem de 442 veículos com restrições judiciais e considerados inservíveis foi acompanhado pelo diretor do foro da comarca de Joinville, juiz Maurício Cavallazzi Póvoas, e pelo integrante da Comissão de Leilão, delegado Adalberto Safanelli, e resultou em 332 toneladas de material reciclável.

Esta foi a segunda edição do projeto de prensagem/compactação desenvolvido pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC em parceria com o Judiciário e o MPSC, e iniciou há três meses. Após os trâmites burocráticos e a descontaminação de cada item, os veículos, um a um, foram içados pela garra da prensa e colocados dentro do compartimento de amassamento. Em 55 segundos eram transformados num pacote de 1,5 m por 1,8 m e 700 quilos aproximadamente.

Após esse processo, o material compactado segue para o Rio Grande do Sul, onde será reciclado para servir como matéria-prima na indústria metalúrgica. Todo o procedimento foi realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

"Estamos diante de uma ótima iniciativa, com os méritos de toda a equipe envolvida. Um trabalho minucioso e de muita seriedade. Não faz sentido manter esses veículos se deteriorando nos pátios, que já não têm mais espaço, se podemos dar uma destinação a eles. Somos parceiros para fazer o que for preciso a fim de agilizar os procedimentos para que essa ação seja mais frequente. O sistema como um todo ganha com esse trabalho", ressaltou o juiz Maurício Povoas.

Integrante da Comissão de Leilão e responsável pelo projeto, o delegado Safanelli disse que o êxito de mais essa etapa do projeto foi possível graças à parceria de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente, que se dedicaram e trabalharam arduamente para que a ação se concretizasse. Ele explicou que o procedimento é simples e pode alcançar todas as cidades do Estado. O responsável pelo pátio deve elaborar uma lista com os dados dos veículos com restrições judiciais e encaminhá-la à Delegacia Regional e à comissão. Após a liberação pelo magistrado, é iniciado todo o processo para a compactação dos veículos e destinação ecologicamente correta.

Os vizinhos do Pátio Legal acompanharam a ação e agradeceram a realização dos trabalhos. "Enfim teremos um ambiente agradável, sem a companhia de gambás, ratos e insetos, além do mau cheiro", afirmou Sandra Regina Canônica, moradora do local há 15 anos (com informações da Comissão Estadual Leilão - Detran/SC).

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.