Notícias

Voltar

Encontro de técnicos em Brasília dos Detrans debatem sobre melhorias no trânsito


A Diretoria dos Departamentos Estaduais de Trânsito, ampliou o debate sobre as condições no trânsito atualmente no nosso país, incitando desafios e soluções aos representantes dos órgãos de trânsito presentes.

Reuniram-se em Brasília, 02 e 03/09, 46 técnicos de 26 estados da unidade federativa brasileira das áreas de veículos, habilitação e educação para o trânsito, para discutirem as melhorias no trânsito. O encontro técnico, que discutiu temas como o combate às fraudes no processo de habilitação, das falsificações de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e PID (Permissão para Dirigir), o uso do cinto de 03 (três) pontos no transporte escolar, o compartilhamento de informação da base nacional do RENACH para os casos de reincidência, fez a diferença. Durante o quinquagésimo encontro nacional, a Diretoria dos Departamentos Estaduais de Trânsito, ampliou o debate sobre as condições no trânsito atualmente no nosso país, incitando desafios e soluções aos representantes dos órgãos de trânsito presentes. Entre os assuntos abordados estão à “legislação acerca do desmanche dos veículos; Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV), os desafios e estudos dos exames toxicológicos; desvinculação dos débitos dos veículos oriundos de hasta pública e leilão privado.” “A entidade, apolítica e sem fins lucrativos, completou 27 anos em agosto deste ano e tem a missão de congregar os Departamentos para o estudo e solução das questões atuais em defesa da vida, bem como desenvolver o intercâmbio e representar os Estados associados junto ao demais entes do Sistema Nacional de Trânsito.” A apresentação do novo modelo Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) aos órgãos estaduais de trânsito pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), através da Associação Nacional dos Detrans (AND), pretende vigorar a versão desenvolvida a partir de janeiro de 2016 em todo o país. A expectativa da implantação do novo sistema é que apresente resultados até final do ano. Segundo Antonioni Lopes, coordenador responsável pelo projeto, este deverá ser feito em etapas, dando início ainda este mês em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que será responsável pelo recadastramento dos veículos de cargas pelo RNTC (Registro Nacional das Transportadoras de Cargas), instalando as etiquetas padrão Siniav e pelo projeto piloto em fase de estudos com a prefeitura de São Paulo. A maior preocupação dos Detrans é quanto ao custo do projeto, para que não sejam onerados os cidadãos e tão pouco sobrecarregar os Estados. O sistema que é previsto pela Lei Complementar nº 121 de 09/02/2006 que criou o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, promete aumentar a segurança dos motoristas e proprietários de veículos. “No estágio atual, demonstrando pelo Denatran, está sendo criado o modelo específico para ANTT, além da retificação das normas existentes, realização de testes de operabilidade e certificados.” Fonte: http://www.and.org.br/

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.