Notícias

Voltar

Segundo dia da capacitação da Ascontran em Joinville detalha regras do Manual Brasileiro de Fiscalização de trânsito


Com duração de três dias, “Fiscalização de Trânsito – Teoria e Prática”, capacita 41 agentes de trânsito de Joinville.

A capacitação promovida pela Ascontran em Joinville, “Fiscalização de Trânsito – Teoria e Prática”, chega ao segundo dia. O curso que acontece no auditório da Companhia Águas de Joinville, no bairro Glória, começou na quinta-feira, dia 26 de maio, no feriado de Corpus Christi, e segue até sábado, dia 28, completando 30 horas/aula. São 41 agentes de trânsito de Joinville, todos do Departamento de Trânsito, o Detrans, membros da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações e da Escola Pública de Trânsito que participam da atividade.

Quem ministra os ensinamentos é o especialista em trânsito Julyver Modesto de Araújo, mestre em Direito do Estado e Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. No primeiro dia de curso, a atualização da legislação de trânsito foi lecionada. Já nesta sexta, o detalhamento de normas de procedimentos previstos no Manual Brasileiro de Fiscalização ganharam destaque.

Dúvidas do cotidiano dos profissionais

Muitas dúvidas que os profissionais de trânsito têm no cotidiano foram sanadas, com base no material teórico atualizado e a experiência do palestrante. O agente de trânsito Diego Duarte, que atua em Joinville há seis anos, foi um dos espectadores que aproveitou para tocar em assuntos que se tornam desafios no dia. Segundo ele, Joinville é uma cidade onde o trânsito se assemelha ao de capitais nos horários de pico, mas que não foi acompanhada pela engenharia. “Não temos um viaduto em área urbana e única via rápida que liga a região Sul, que é mais desenvolvida, para a região Norte, onde está localizada a zona industrial, é a BR-101, que nem sempre é um acesso viável. Então os caminhos mais usados são trechos centrais, com semáforos, que geram grandes aglomerados de veículos e seus conflitos”, conta Duarte.

O agente afirma que, para lidar com estes conflitos, é importante estar sempre atualizado nas determinações que regem a fiscalização de trânsito. Para melhorar o trabalho de agentes como Duarte é que a Ascontran realiza cursos como este, com o intuito de atualizar o conhecimento sobre alterações na legislação de trânsito, situações e procedimentos da rotina de quem trabalha com o trânsito, além de aprimorar a qualificação do corpo funcional e de gestão e fortalecer a credibilidade do órgão fiscalizador.

Os módulos foram bem recebidos também pela coordenadora do setor de digitação e processos administrativos de defesa de autuação, Cristiane Poffo Martim. Ela afirma que, mesmo não atuando nas ruas, os ensinamentos são essenciais para o trabalho que ela realiza na prática. “É excelente, no primeiro dia já foi muito bom e hoje está também, porque mesmo sendo muito prático, voltado bastante para agentes, quando vamos digitar uma autuação já visualizamos a situação”, conta.

Neste sábado, dia 28, a capacitação continua com o terceiro módulo, a partir das 8h.

Central de Notícias Ascontran

Jornalista responsável – Suellen Venturini

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.