Notícias

Voltar

Primeiro dia de aprendizado e interação na capacitação da Ascontran em Joinville


41 servidores do Detrans de Joinville participaram do primeiro dos três dias do curso “Fiscalização de Trânsito – Teoria e Prática”

O primeiro dia do curso “Fiscalização de Trânsito – Teoria e Prática”, realizado pela Ascontran, em parceria com a Prefeitura de Joinville, foi de muita interação e aprendizado. A capacitação que segue até o fim da tarde de sábado, dia 28, começou nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, pela manhã. O curso acontece no auditório da Companhia Águas de Joinville, no bairro Glória.

41 agentes de trânsito de Joinville, todos do Departamento de Trânsito, o Detrans, e membros da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações participam da capacitação ministrada pelo especialista em Trânsito Julyver Modesto de Araujo, mestre em Direito do Estado e Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Esta é a segunda turma em Joinville que recebe o módulo do curso da Ascontran. A mais populosa cidade do Estado, com mais de 550 mil habitantes, tem diariamente grandes desafios no trânsito. E nada melhor do que reciclar o conhecimento dos profissionais que lidam com esses desafios no dia a dia, nas ruas de uma metrópole. Para tal, o curso é oferecido com o intuito de atualizar o conhecimento sobre alterações na legislação de trânsito, situações e procedimentos da rotina dos profissionais, além de aprimorar a qualificação do corpo funcional e de gestão e fortalecer a credibilidade do órgão fiscalizador.

A capacitação possui carga horária de 30 horas/aula e se divide em três módulos. Os dois primeiros se dedicam à revisão dos dois volumes do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, publicação que uniformiza procedimentos de fiscalização em todo o país. O terceiro módulo envolve o tema Gerenciamento de Conflitos no Trânsito e Qualidade no atendimento ao usuário, que foca em lições de abordagem aos infratores para evitar conflitos pessoais e garantir o procedimento correto no momento da fiscalização.

O treinamento iniciou nesta quinta abordando a atualização da legislação de trânsito e continua nesta sexta, focando no detalhamento de normas de procedimentos previstos no Manual Brasileiro de Fiscalização.

Interação para refletir a prática

Segundo o palestrante Julyver Modesto de Araújo, o primeiro dia de curso em Joinville foi marcado pela participação do público alvo. Sinal de que os ensinamentos na teoria estão alinhados com que é presenciado na prática dos profissionais do trânsito. “O pessoal é bastante participativo, o que é muito bom para o desenvolvimento do curso”, comentou o docente e especialista em trânsito, que é capitão da Polícia Militar de São Paulo com atuação na área de trânsito desde 1996.

Central de Notícias Ascontran

Jornalista responsável – Suellen Venturini

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.