Notícias

Voltar

IV Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito termina com a leitura da Carta de Santa Catarina


Conselhos defendem a necessidade de revisão do Código de Trânsito Brasileiro e a ampliação da composição do CONTRAN

Terminou nesta quinta-feira (23), em Florianópolis, o 4º Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito. O evento foi promovido pelo Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito – FOCOTRAN, com o apoio do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina – CETRAN/SC, teve por objetivo discutir ações para melhorar a segurança no trânsito do país, por meio, principalmente do fortalecimento dos CETRANS de todo o país.

O último dia foi marcado pela aprovação da Carta de Santa Catarina. No documento, os Conselhos destacam a importância de 2017, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro está completando 20 anos, acumulando avanços na cultura do respeito à defesa da vida e à segurança no trânsito. Embora ressaltem a necessidade de avançar na integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. A carta aponta que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.521estão integrados, quadro que os Conselhos se colocam na missão de reverter.

Os Conselhos destacam e defendem a necessidade de revisão do Código de Trânsito Brasileiro e a ampliação da composição do CONTRAN, garantindo espaço às representações dos órgãos executivos dos municípios, e dos órgãos executivos e normativos dos estados.

O evento

Foram três dias de apresentações e debates entre presidentes, dirigentes e corpo técnico dos Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRANS e de outras entidades ligadas ao trânsito. Os participantes comentaram sobre o evento e destacaram a importância da troca de ideias e experiências entre os vários estados na busca de um trânsito mais seguro.

Para o superintendente de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande, Félix Araújo Neto, as informações levantadas no evento servem de apoio para as dúvidas entre os conselheiros e estados. “A possibilidade de unidade nas discussões dos problemas comum, como são resolvidas as orientações que são emanadas de quem tem experiência é um debate riquíssimo”, ressalta. A troca de experiências também foi destacada pela presidente do CETRAN de Pernambuco, Simiramis Queiroz. “Essa troca é de grande valia porque aplicam uma realidade. As vezes a gente não sabe como aplicar a norma de uma forma mais adequada para trazer os municípios. Temos uma visão de propor alterações na normatização para que os municípios venham a aderir a gestão do trânsito e, consequentemente, melhorar os índices de acidentalidade, mobilidade e segurança pública”, conclui ela.

O presidente do CETRAN de São Paulo, Frederico Pierotti Arantes, também abordou a importância da troca de experiências. “Os municípios precisam desse apoio dos CETRANS e temos a obrigação de estudar meios para isso. Então, discutir isso com váriosestados, fortalece no sentido de aprendermos mais e buscarmos uma alternativa melhor”,

A presidente do CETRAN de Mato Grosso do Sul, Regina Maria Duarte, falou da importância do debate para a preservação da vida. “Saímos daqui com maior responsabilidade, muito compromisso com a nossa missão, que é diminuir esse grande número de acidentes e mortes no trânsito”. Mesmo opinião do coordenador geral de Planejamento Normativo e Estratégico do Sistema Nacional de Trânsito, Daniel Mariz Tavares. “Pudemos debater várias ideias, conhecer os problemas mais afundo, ter contato com os presidentes do CETRANS. Debate muito rico para fazermos um trânsito melhor e termos sucesso”.

O próximo encontro dos Conselhos Estaduais de Trânsito está marcado para junho, em Campina Grande, na Paraíba.

Redação - ASCONTRAN

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.