Notícias

Voltar

Beber e dirigir.


Está pronto para assumir a ressaca se for flagrado dirigindo sob efeito de álcool?

Acredito que poucos motoristas estão cientes dos efeitos de uma "ressaca" após serem autuados por embriaguez na condução de um veículo. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de mortes em 2009 foi de 59 por 100 mil veículos. Em 2015, ficou em 29 para cada 100 mil veículos, uma redução de aproximadamente 50%. Mesmo com essa redução, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ainda é o quarto país do mundo com o maior número de mortes em acidentes de trânsito por ano. O país tenta cumprir uma meta estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU): uma redução em 50%, no período 2011-2020, de casos fatais em acidentes viários. Para sermos bem objetivos, o motorista que for autuado dirigindo embriagado, comete infração gravíssima, adicionando 7 pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sujeito a multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH de 12 meses e em caso de reincidência aplica-se em dobro a penalidade de multa. Já na esfera criminal, o condutor flagrado dirigindo embriagado, pode ser autuado e preso (com detenção de seis meses a três anos), se o policial constatar por bafômetro ou sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora, que o mesmo tenha ingerido mais de 0,3 mg/l de álcool. Sem contabilizar os danos causados a terceiros com gastos médicos, seguro e indenizações por incapacitação para o trabalho ou morte. Beber e dirigir... Está ponto para assumir essa ressaca?

Fontes:Instituto de Segurança Pública (ISP), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU).

Adailton Camargo

Redação - ASCONTRAN

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.