Notícias

Voltar

Agentes de trânsito de Joinville recebem treinamento profissional


O feriado de Tiradentes foi de capacitação e novos conhecimentos para 40 agentes de trânsito de Joinville.

Eles participaram do primeiro dia de atividades do treinamento “Fiscalização de Trânsito – Teoria e Prática”, realizado pela Assessoria e Consultoria em Trânsito e Transporte, Ascontran, em parceria com a Prefeitura de Joinville. A capacitação acontece no auditório da companhia Águas de Joinville, no bairro Glória, e terá orientações aos agentes também nesta sexta-feira, dia 22, e sábado, 23.

A capacitação é oferecida com o intuito de atualizar o conhecimento dos agentes sobre alterações na legislação de trânsito, situações e procedimentos da rotina dos profissionais, além de aprimorar a qualificação do corpo funcional e de gestão e fortalecer a credibilidade do órgão fiscalizador.

O curso possui carga horária de 30 horas/aula e se divide em três módulos. Os dois primeiros se dedicam à revisão dos dois volumes do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, publicação que uniformiza procedimentos de fiscalização em todo o país. O terceiro módulo envolve o tema Gerenciamento de Conflitos no Trânsito e Qualidade no atendimento ao usuário, que foca em lições de abordagem aos infratores para evitar conflitos pessoais e garantir o procedimento correto no momento da fiscalização.

 

Agentes aprovam oportunidade de debate sobre legislação e procedimentos

Desde fevereiro de 2000 no Departamento de Trânsito de Joinville, Detrans, o agente de trânsito José Roberto da Cunha, 49 anos, é o profissional há mais tempo no órgão. Atento às explicações do treinamento da Ascontran desta quinta-feira, José Roberto se atualiza pela internet buscando informações sobre novas leis do trânsito, mas acredita que a capacitação desses três dias deve contribuir muito com a evolução dos agentes e do trabalho do Detrans. “Aqui poderemos rever o Manual de Fiscalização e uniformizar as análises da lei, teremos um guia e um entendimento único da legislação por parte de todo o grupo, o que vai ajudar na aplicação da lei, na educação e na construção de uma cidade melhor”, afirma.

A educação para o trânsito é a principal missão do dia a dia dos agentes Reginaldo Lima de Macedo, 44, e Evelise Colim H. da Silva, 47, que atuam na Escola Pública de Trânsito. Com o trabalho de palestras em empresas e escolas, ambos têm contato constante com dúvidas e com a legislação de trânsito, mas acreditam que poderão ter grandes benefícios com o treinamento. “Conseguimos fazer um trabalho importante de educação por não estar de forma tão constante nos serviços de rua, às vezes nos distanciamos de dilemas e situações que as abordagens trazem, por isso é importante se manter atualizado e informado sobre as alterações na legislação e os procedimentos corretos na abordagem e no trabalho dos agentes”, analisa Evelise.

“Muitas vezes a fiscalização é vista de maneira inadequada pela forma da abordagem”, explica especialista

O treinamento “Fiscalização de Trânsito – Teoria e Prática” é ministrado pelo especialista em Trânsito Julyver Modesto de Araújo, mestre em Direito do Estado e Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, capitão da Polícia Militar de São Paulo com atuação na área de trânsito desde 1996, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Trânsito, ABPTRAN, e autor de diversos livros e publicações sobre trânsito.

O treinamento iniciado nesta quinta detalha normas de procedimentos previstos no Manual Brasileiro de Fiscalização e aborda outros conteúdos como formas de abordagem de motoristas infratores. Segundo Julyver, muitas vezes a fiscalização é vista de maneira inadequada por parte da população pela forma da abordagem feita ao motorista infrator. “Muitas vezes, por inabilidade, o agente chama a atenção do motorista infrator e acaba gerando um conflito desnecessário. Costumo dizer que já há um conflito natural que é o de posição social, pelo fato de ser uma relação com uma autoridade, então o desafio é evitar o segundo conflito, que seria o pessoal. Outro desafio é evitar que esse conflito se transforme em confronto. Com o treinamento, que é fundamental, até porque a legislação de trânsito muda muito e exige atualização constante dos profissionais, acreditamos que os agentes terão inclusive mais segurança para trabalhar, porque terão convicção que o que ele está fiscalizando ou notificando é expressamente o que está na lei em vigor”, esclarece o professor.

“Com certeza a capacitação irá trazer ganhos por permitir debates e discussões sobre legislação de trânsito, permitindo mais agilidade e eficiência do serviço público, com um corpo funcional preparado, conhecedor de suas atribuições”, avalia José Vilmar Zimmermann, administrador da Ascontran.

 

“Conteúdo e gerenciamento de conflitos serão avanços”, diz supervisor da Detrans

Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, com população estimada de mais de 550 mil habitantes, conhecida nacionalmente por eventos como o Festival de Dança de Joinville e por ser sede da única unidade da Escola Bolshoi fora da Rússia. O Detrans de Joinville conta hoje com aproximadamente 64 agentes de trânsito trabalhando nas ruas, com a missão de fiscalização. O supervisor do Departamento, Alexandre Demaria, afirma que a ideia do treinamento surgiu após a criação de uma comissão interna e a pedido dos próprios agentes. Ele acredita que a formação irá trazer diversos avanços para o trabalho do órgão e também para o trânsito do município. “A primeira evolução eu acredito que será a questão do conteúdo, as informações sobre novas resoluções, procedimentos e atualizações da legislação de trânsito. Ao mesmo tempo, acredito que as lições de gerenciamento de conflitos devem melhorar as formas de abordagem, trazendo mais segurança para o trabalho dos agentes e também resultando em uma melhor percepção do órgão do trânsito perante a população”, avalia.

No município, o Detrans conta com o apoio da Guarda Municipal, GM, fundada em janeiro de 2015 para atuar na proteção do patrimônio público e também no controle e fiscalização de trânsito. Quatro agentes da GM participam desta primeira turma de treinamento. O gerente da GM, Atanir Antunes, explica que a guarda municipal auxilia os agentes de trânsito em operações e também presta atendimento a ocorrências e confirma a boa expectativa com o treinamento.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.